sexta-feira, 25 de março de 2011

Atrás do Pozinho Mágico

No meu ponto de vista a autoestima é aquele pozinho mágico que te dá um brilho especial. Ele não ofusca ninguém, mas te faz chegar nos lugares como uma diva. Você está bem consigo mesma e é isso o que importa. Se está com uns quilos a mais ou a menos, se o cabelo está liso perfeito ou com cachos volumosos, não interessa. O importante é sentir-se linda!
Como anda a sua autoestima?
Porque ao longo dos anos algumas de nós perdemos esse pozinho mágico?
Porque muitas mulheres nem chegam a tê-lo?
E como algumas conseguem mantê-lo???
Estas perguntas estão a todo momento tumultuando meus pensamentos, por isso, resolvi compartilhá-los.
Falando por mim: Fui uma criança muito amada e isso, com certeza contribuiu muito para eu ter uma autoestima acima da média, eu diria. Muitas vezes fui chamada de metida... mas isso nem me incomodava. Eu era bastante segura de mim mesma, gostava de tudo, do cabelo ao dedão do pé (e isso que eu tenho joanete)! Os meus dentes separadas eu achava que eram um charme.  Claro, como qualquer mulher havia coisas que eu gostaria de melhorar, mas nada ao ponto de me fazer ir à praia de canga ou me esconder dentro de largos moletons.
Com os meninos eu também fazia sucesso.
E, como toda menina, eu também tinha aquela amiga linda, perfeita. Mas juro, nunca senti inveja e sabia, com tranquilidade, que quando saia com ela, os fio-fios da rua não eram pra mim. Nada que me abalasse. A gente dava era muita risada!
Mas o tempo passa. A idade chega junto com outros “plus”: maturidade, casamento, mudanças na vida, mudanças de cidades,  maternidade, junto com tudo isso quilos a mais adquiridos ao longo de 10 anos até que acordei! O que aconteceu comigo? Será que o foco mudou? Será que eu parei de me enxergar linda pra me ver, mãe, esposa, dona de casa... (por vezes trabalhando fora outras não)... Em que capítulo da vida o meu pozinho mágico foi diminuindo?
Eu parto de um princípio muito simples: “Ninguém faz com você àquilo que você não permite”.
Por isso não me permito colocar a culpa de estar me sentindo com a autoestima baixa em ninguém.
Ok. Então cheguei num momento crucial:
A culpa é minha?
Em qual momento da minha vida eu deixei isso acontecer?
Amar-se. O princípio básico para ter autoestima.
Então estar com a autoestima abalada significa que eu deixei de me amar?
Não! Não posso concordar com esse pensamento. O que eu posso crer com isso é que: estar com a autoestima baixa, abalada, é estar menos apaixonada por mim mesma.
Então encontrei a solução?!
Devo  reapaixonar-me por mim mesma!!! (isso tá meio pleonástico?)
Tá. Mas como se faz isso?
Considero que estou dando um passo bem importante. Estou reconhecendo e expondo esta fraqueza.  O que eu quero agora é me ajudar e ajudar todas as mulheres que passarem por este blog buscando a mesma resposta que eu!
Então, se você tem alguma resposta ou quer, como eu, achar seu pozinho mágico. Una-se a mim e vamos nos reapaixonar por nós mesmas! (E dá-lhe pleonasmo!)
Sugestões, dietas, dicas de beleza, pensamentos e reflexões e, principalmente, depoimentos serão muito bem vindos!
Conto com vocês!

Juliana


14 comentários:

  1. Minha querida Ju, que texto lindo, quanta sinceridade. Essa é a Ju que admiro e amo. Adorei a idéia de repensar e avaliar minha auto estima. Obrigada por pensar em todas nós. Preciso repensar e procurar o meu pozinho mágico também. Valeu!!!
    tia Alba

    ResponderExcluir
  2. Juju blogueira!!! kkkkkkkkkkkkk...
    Mto bom o texto...em todos os sentidos!!! E a idéia do pozinho mágico??? mto boa tbm!!!
    Parabéns!! tudo mto bom!!!
    E rumo a vitória!!! ops! a auto-estima!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bacana o seu texto menina. Bem resolvido e desenvolvido. Um tema delicado,no entanto, vc conseguiu mostra-lo com muita suavidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Trago essas palavras de Nietzsche para vc, palavras que se relacionam com a Autoestima.

    Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu.

    Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias.

    Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar.

    Onde leva? Não perguntes, segue-o!

    ResponderExcluir
  5. Amei. Amei tudo. O texto, a idéia e a decisão!

    Até porque casou muito bem com o momento que eu estou vivendo. E tenho certeza de que assim como eu, tu vai querer encher a casa de espelhos! hahahahahaha........... BBB em casa!!!!!!!!!!

    beijos querida, e se precisar de dicas ou de maquiagem emprestada, fala comigo que eu tenho! heheheheheeeee

    fiu fiu pra ti sempre!

    ResponderExcluir
  6. Eu fico imensamente feliz em conhecer esse blog e ler esse post!! nossa, eu sempre tive problemas com auto estima, acredite. Há algum tempo venho aprendendo a lidar com ela. Passo por fases meio "em baixa", mas nada que me faça regredir...progredir é meu lema! daqui pra melhor, sempre! nunca estacionar! e ainda tenho mto o que aprender...por exemplo: eu vivo cuidando da minha alimentação, mas nunca lembro de me dedicar mais a maquiagem! sempre saio de casa só com um gloss e rimel e algumas vezes, nem isso! aí qdo encontro amigas maquiadas e lindas, penso cmg: ponto contra mim! tenho tempo e capacidade pra isso...poderia me aprimorar mais...as unhas era um ponto desses...nunca fui de fazer as unhas...até que fui atrás de aprender e hj faço as unhas toda semana e em casa...orgulho pela vaidade e pela economia...hehe
    pq tem isso tb né...mtas vezes desistimos pq não temos suporte financeiro necessário pra por em prática td que almejamos...mas não é motivo para desistir! td se dá jeito...é só querer e se interessar! e td é questão de força de vontade...emagrecer, cuidar da pele, do cabelo, unhas, estar bem vestida, bem informada, é só questão de força de vontade! estamos juntas nessa! no que depender de mim, esse projeto já deu certo! beijos! Lilian

    ResponderExcluir
  7. Gente! Estou amando os comentários!
    E mto feliz por ver que vcs captaram o "espírito da coisa"!

    Beijos e obrigada a todos!

    ResponderExcluir
  8. Ju...Parebéns pela iniciativa... Tá muito bom..Sabe que acho que serviu pra mim???

    ResponderExcluir
  9. Juli, que bacana o texto.
    Você é muito autentica, te gosto muito!!
    Vou continuar tomando muito pózinho mágico, afinal quem está na Menopausa precisa...
    Meninas, temos que ser fiéis ao nosso espelho, ele não mente jamais...
    Quem eu? Feia? Nunca só não estou num bom dia hoje... mas já passou... espelho espelho meu, dá uma forcinha vai...
    Assim fica mais fácil... e prá cima com a auto estima.

    Beijos da Tia Sônia

    ResponderExcluir
  10. Ju, se tem uma coisa que nunca vi tu tendo foi baixa autoestima. E olha que te conheço há muitos anos!!! E nem mesmo tu escrevendo este texto me fez te ver com baixa autoestima. Tanto que no momento que tu, no momento que te sentiste assim, meio meio, resolveu criar um blog pra falar sobre isso. Quer mais autoestima elevada que isso?? Expor teus pensamentos, tuas necessidades, teus medos e tuas inseguranças. Autoestima elevadíssima, amiga! O que acontece é que de vez em quando a gente baixa um pouco a guarda, mais do que normal, mas nada a ver com baixa autoestima. Até porque todas nós temos nossos dias de gata borralheiras e nossos dias de Cinderelas, com direito a sapatinhos chiquérrimos de cristal Christian Louboutin (cristal Swarovski, óbvio). Então, parabéns, sucesso e poderes mágicos pra sempre! Te adoro!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoreiiii o texto, Jú!! Muito, muito bom!! parabéns!! Beijos beijos

    ResponderExcluir
  12. Ué!!! Autoestima baixa ??? Minha esposa ??? Não, definitivamente não...que não exista "foco" até acredito, mas nunca de baixa autoestima...Acho que essa atitude de fazer algo está um pouco adormecida...isso sei que é temporário e que vc vai "focar" em algo...lembre-se: vc não nasceu pra ser dona de casa, sua capacidade é muito maior...TE AMO MUITO e fico muito contente com iniciativas suas a procurar um resultado...Vá em frente, meu apoio e torcida você tem !!! Bj... Nino

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, parabéns pelo texto claro, verdadeiro, bonito e legal!aliás, ficou retratado a tua imagem de pessoa transparente, coerente com o discurso e a prática. Te admiro!
    Ter autoestima quando tudo está a favor não tem nada de especial. Fantástico é ter autoestima quando em alguma situação adversa sabemos fazer do limão uma limonada, ter a força para superar aquela dificuldade e a coragem de virar página. Não é fingir que o problema não existe, mas ter a sabedoria de enfrentá-lo e superá-lo.
    Exemplos de superação e de autoestima temos entre vários Hebe Camargo, Herbert Vianna, Lars Grael e tantos outros...
    Baixa autoestima? Quem um dia não há teve? Somos humanos, sensíveis e com uma vulnerabilidade que permite a invasão de sentimentos negativos e até por vezes, depreciativos. Não se interprete, nem se julgue falta de fé, de confiança ou de coragem. É que somos gente que tem coração, emoção e sensibilidade.
    Não basta a beleza externa, o dinheiro, um super emprego ou fazer o que quiser para se ter autoestima. É uma questão do nosso interior, do eu com o eu, é preciso aprender a ser forte, enfrentar os desafios e lutar para vencer. Não basta só reinventar; antes é preciso acreditar em si, querer mudar, decidir por uma transformação e não desistir.
    Autoestima: é preciso cultivá-la todos os dias como uma plantinha.
    Lembrando sempre, mas especialmente, nas horas mais difíceis o que Jesus nos diz: "Coragem! Eu estou contigo!

    bjs
    Tia Claire

    ResponderExcluir
  14. Juli, minha irmã tão amada, adorei o texto, muito bacana mesmo.
    Tenho certeza que o blog será um sucesso, que renderá muitos posts.
    Bjão

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?
Deixe seu comentário!