quinta-feira, 2 de junho de 2011

Autoestima Patriótica

Pensando coletivamente, nacionalmente, somos um povo de baixa autoestima em relação ao no nosso país.
O assunto que trago hoje vem borbulhando em meus pensamentos desde a semana passada, quando estive em Buenos Aires à passeio. E hoje, depois de ler uma discussão entre duas amigas no meu facebook com relação ao tal Rafinha Bastos, onde as duas concordavam que uma pessoa como ele, faz o sucesso que faz por culpa da má qualidade da educação que temos... eu lembrei da Argentina.
Agora explico o que tem a ver Rafilha Bastos, Argentina, Educação Brasileira e Autoestima:
Minha amiga Maitê Lemos escreveu em seu blog Penso em Tudo um comentário muito bem tecido sobre esse humorista brasileiro que foi considerado o perfil mais influente do Twitter no mundo pelo jornal americano The New York Times. O tal moço em questão é conhecido nacionalmente como um dos apresentadores do CQC, da Band. Sua característica marcante são as piadas extremamente preconceituosas e sarcásticas. 
Há os defensores do humor a qualquer preço, eu concordo com a Maitê quando ela diz que "a liberdade de expressão vai até onde eu não firo o direito de mais ninguém". 
Porque se estamos lutando contra a homofobia e tantas outras formas de preconceito, é preciso que os formadores de opinião deem o exemplo! 
O assunto começou com o Rafinha Bastos até que a Helck comentou: "Num país onde as mulheres frutas são celebridades junto com a prostituta que escreve um livro que se transforma em filme. Isso sem falar na vergonha que acontece em Brasília…
Enquanto a mídia alimentar tudo isso, o povo continuará consumindo, de boca aberta, e cabeça blindada".
Aí a conversa pegou fogo! 
Porque a mídia está interessada em vender e pra isso mostra o que o povo quer ver. Pois E tudo converge para um só fator: a Educação. Não há outro jeito de melhorar este país sem que seja pela Educação.
se o povo quisesse ver coisas boas o Canal Futura e a TV Cultura seriam líderes de audiência. O programa Ação do Serginho Groisman, o Globo Ciência, Globo Ecologia e por aí vai, passariam em horário nobre!
Mas não, não é assim!
Semana passada quando estive em Buenos Aires, fui fazer um lanche do Mc Donalds e, por hábito pedi um McChicken... foi quando vi, para minha surpresa, que lá o mesmo lanche se chama Mc Pollo! Então pensei: Por que no Brasil não é Mc Frango? 
Porque não temos uma educação de qualidade que nos ensina a valorizar nossa língua, nossa pátria!
É triste ver as escolas comemorarem o Halloween e deixarem o 7 de Setembro passar praticamente em branco! 
Aí vem o ponto que me fez escrever em um blog intitulado  Pra Cima Com a Autoestima! 
Porque isso é falta de autoestima patriótica! 
A galerinha acha bonitinho escrever em inglês no facebook, no twitter... mas na hora de falar o português saem os terríveis "pra mim fazer", "que seje assim"... e ainda por cima querem fazer com que a falta de concordância no plural não seja mais considerada erro! É o fim!
Por isso, eu penso que não há outra alternativa que não seja a reforma imediata da Educação no Brasil. Desde a valorização do professor com salários dignos, capacitação, jornada de trabalho decente, a estrutura das escolas, segurança... e, com tudo isso, um resgate do patriotismo! Por que, no Brasil, o verde e o amarelo só entram na moda de quatro em quatro anos!
E, se essa tão sonhada reforma demorar muito ou nunca sair, não espere. Comece por você! Porque educação também vem de berço! Não transfira esse fardo somente para a escola dos seus filhos! Ensine-os a pensar, a questionar, a respeitar as diferenças e a valorizar e amar o país em que nascemos.



8 comentários:

  1. Bah! eu li tudo, e concordo em gênero, número e grau! lembro-me dos tempos da infância, qdo asteávamos a bandeira, cantávamos o hino nacional em forma, sem chicletes na boca, sem bonés e nem olhar para outro lado que não fosse o manto sagrado da pátria tremulando lá no alto. Nunca passaram em branco o dia 07 de setembro, o 15 de novembro e o 19 de novembro que é o dia da bandeira. Duvido, quem tenha mais de 30 anos que não se lembre dos hinos nacional, da independencia ou da bandeira. Vc até pode não saber inteiro, mas depois que começa, vc consegue rimar uma estrófe! rsrs

    claro que sei q os tempos são outros, mas não podemos perder valores importantes, como o patriotismo.

    e sem perder a linha de raciocínio da Juli, o programa Big Brother na itália também chama-se O Grande Fratelo que é como se chama irmão lá. Mas aqui..................

    prefiro não comentar!

    rsrs

    beijo e parabéns pelo texto!

    =)

    ResponderExcluir
  2. eu tb sou do tempo que se aprendia o hino nacional na escola. Não só o nacional, mas tb o da bandeira...enfim... hasteávamos a bandeira tb...mão no peito...era bacana...mas cabe a nós, mães dessa geração, cobrar isso das escolas de nossos filhos, não só isso...ensinar o amor ao nosso país, da maneira mais simples possível, cuidando das cidades, das ruas, dos bens públicos! isso é amar onde se vive! e sobre o tal rafinha bastos...há mto tempo que deixei de ver o CQC por causa dele...ele é chato! beijos

    Lilian

    ResponderExcluir
  3. É meninas... eu fico mto triste quando vejo alguma mãe falando mal da professora do seu filho. Dizendo que vai tirar satisfações e outras coisas que nem quero reproduzir... Eu parto do princípio de que as pessoas não são infalíveis, assim como o professor tbém não é. E se vc tiver que tirar alguma satisfação com ele, faça-o longe do seu filho... pq a criança e o adolescente jamais devem perder o respeito pelo professor... Eu acredito mesmo que só a Educação e Deus pode nos salvar... mas o problema é que precisamos nos educar em muitos sentidos tbém. Enfim, o buraco é bem mais embaixo!

    ResponderExcluir
  4. É, isso sem falar nos militares de uma cidade do interior do RS que dançaram o hino nacional em forma de funk.
    Falta educação, falta patriotismo, falta vergonha na cara.
    Esses programas que você citou nunca terão prioridade enquanto os demais, como o BBB, continuarem. Não adianta, o povo quer pão e circo.
    A garantia da felicidade é um crediário nas casas Bahia...

    "Se você correu, correu, correu tanto
    E não chegou a lugar nenhum
    Baby oh Baby bem vinda ao Século XXI" (Raul Seixas)

    ResponderExcluir
  5. A D O R E I o texto!!! é bem por aí mesmo o caminho!!! Pena q temos pessoas como esse Rafinha. Não entendo como ele pode ser o perfil mais seguido do twiter!! Não suporto as piadinhas dele..todas de mal gosto!!!
    precisamos mesmo de mais educação...porém, de educação de qualidade!!! Alguém tem que começar...vammos????

    Mônica

    ResponderExcluir
  6. Fico mto feliz mesmo por conseguir abordar esse tema aqui neste blog... que aparentemente é um blog sobre autoestima pessoal.
    Ontem, assisti ao documentário sobre o Ayrton Senna e senti o qto somos carentes dessa autoestima patriótica que ele nos fazia sentir a cada vitória... mas acredito que não devemos esperar por heróis, é um trabalho de cada um de nós passar para nossos filhos o amor à nossa nação e a vontade de fazer desse, um país melhor! Pois é aqui que a gente vive... então, pq valorizar o que é do outro? Pq não valorizar o que é nosso?
    E não entendam como retrocesso, não é! Não estou dizendo que não devemos viajar para outros países... que não devemos copiar bons exemplos... O que eu digo é lutar para tornar o Brasil uma nação verdadeiramente de primeiro mundo! Com uma educação de primeiro mundo assim como é nos países aos quais julgamos "melhores".
    Temos TUDO para fazer melhor! E a nossa força está, sobretudo, na hora que decidimos quem nos representa.
    E sim... eu sei... isso vai demorar muito... talvez algumas gerações...

    ResponderExcluir
  7. Opa, peguei o bonde andando, mas sera que uma coisa nao depende da outra? Eu penso que a partir do momento que o nosso pais nos prover de boa educacao (assim como sistema de saude decente, rodovias seguras, policiais/bombeiros bem pagos etc) nos teremos mais orgulho dele.

    Eu acredito que a falta de cultura e educacao nos faz um povo que bota novela no horario nobre, mas nos nao temos culpa, como povo, dessa ignorancia. Isso nos e negado desde de sempre.

    Profundo pra um sabado a noite, ne???

    ResponderExcluir
  8. É Raka...bem profundo! Mas concordo com vc!
    Só que hj, mais do q nunca (como diria o Faustão), nós temos acesso à informação. E não podemos esperar que essa mudança venha de livre e espontânea vontade... do poder público, pq dessa forma não virá! Temos q exigir...
    Eu sei q estamos mto longe de tudo isso... mas eu já me contento de trazer essa discussão!
    Beijos

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?
Deixe seu comentário!