quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Cirurgia Bariátrica: Vale à pena correr o risco?

Divido com vocês o depoimento de uma amiga que chegou à casa dos 3 dígitos na balança e resolveu reverter o jogo a favor dela. Não é nossa intenção, nem minha e nem dela, incentivar a cirurgia. O que incentivamos é a busca pela qualidade de vida, pela auto estima e o prazer de viver bem! As ferramentas para isso é você quem decide!


Moda Plus Size
Há quem diga que o Brasil está mudando o conceito a respeito das gordas. Com um mercado plus size em desenvolvimento, é um pouco mais fácil encontrar roupas em tamanhos grandes, a partir do manequim 46. Existem também sites destinados ao púbico GG e um certo movimento de aceitação do corpo gordo como ele é.
Mas entre viver com um pouco mais de facilidades e viver feliz, existe um caminho bem longo. Eu, particularmente, nunca me senti feliz gorda e acho que jamais teria uma autoestima tão elevada a ponto disso.
Quando decidi fazer a cirurgia, pesava 100kg distribuídos em 1,65m. Comprar roupas era um tormento, me olhar no espelho era ruim e a disposição física era quase nula. Com um filho de 4 anos para criar, decidi virar o jogo. Fiz a cirurgia em novembro de 2011 e, desde então perdi 17kg. A disposição melhorou muito, as roupas são fáceis de encontrar e passei a gostar do que vejo no espelho.
É claro que ainda há um caminho a percorrer; espero perder mais uns 10kg, malhar para endurecer o que restou. Leva-se cerca de 1 ano para estabilizar o peso após uma cirurgia bariátrica.
No meu caso optei pela cirurgia chamada sleeve, onde grampeia e corta-se uma parte do estômago. Fiquei internada 4 dias no hospital odiando cada um deles. Vomitei bastante, fiquei com um soro incômodo e alguns pontinhos (cirurgia feita por vídeo).
As primeiras semanas, até você começar a comer são as mais difíceis. Pensei inúmeras vezes ter feito a coisa errada, tamanha a vontade de comer e a frustração em ver os outros comendo. Mas te digo que tudo isso passa com o tempo. Hoje em dia como de tudo um pouco e se não posso comer fico de boa. Porque a cirurgia é uma reeducação alimentar forçada e a reeducação acontece na mente, não no corpo. A cabeça gorda é que tem que emagrecer!
É uma cirurgia mágica? Não. Se você quer mágica vá ao circo. A cirurgia é uma ferramenta e você tem que ter força de vontade, equilíbrio mental e abrir a mente para uma nova pessoa. É natural sentir-se mal às vezes, especialmente ao ingerir doces e gorduras; é natural mudar seus gostos alimentares e é natural testar seus limites. Já comi além da conta e vomitei, já comi sorvete e pensei que ia morrer, já me perdi no horário, deixei de comer e quase desmaiei. Adaptação é a palavra daqui para frente.
Então você deve estar pensando que não vale a pena! Eu te digo que vale e muito! Vale à pena caber numa calça jeans de marca boa ( que geralmente vão só até o 42). Vale a pena subir escadas e chegar no topo respirando normalmente. Vale a pena pegar seus exames de sangue e ver tudo em ordem. Vale a pena comprar roupas em lojas normais e se sentir linda. Vale a pena levar cantadas. Vale a pena fazer sexo se sentindo gostosa. Vale a pena ter uma relação normal com a comida. Vale a pena ser uma mãe bonita e disposta para brincar com seu filhote. Vale a pena olhar-se no espelho e ter prazer em fazê-lo!
É claro que existem os que são contra e acham um absurdo fazer uma cirurgia dessas quando existe no mundo alface e academias. Eu digo que só quem chegou a casa dos 3 dígitos e perdeu a auto estima pode dizer se a cirurgia vale a pena ou não. Por que quem é gordo não é por opção. Quem é gordo geralmente é viciado em comida e segue o esquema clássico: “Vou comer por que estou infeliz. Estou infeliz porque como demais”. 
O conselho que dou para quem pensa na cirurgia é o seguinte:  ponha a mão na consciência e escolha correr o risco de uma cirurgia ou correr o risco de um AVC, um infarto, diabetes e demais co morbidades decorrentes do excesso de peso. 



Carla Espínola é jornalista, tem 30 anos e mora em Balneário Camboriú, SC.

7 comentários:

  1. Menina, adorei teu depoimento!
    Parabéns por ir atrás da tua felicidade, é assim mesmo.
    Siga firme e forte, que eu percebi rapidinho que tu vais longe!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí.
    Temos que ir atrás do que é melhor para a gente. Com muita informação, ciente dos prós e dos contras. Com um médico qualificado e que nos deixe segura de seu trabalho.
    Beijos Ju!!!!
    Saudades!!!!
    Helck

    ResponderExcluir
  3. Eu faria tb! Não só por estética, mas por saúde! parabéns pelo corajoso depoimento!

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tenho o seguinte medo: Depois da cirurgia ficar com flacidez na pele e com muitas estrias. O que você aconselha ?
    meu email é mhpa23@hotmail.com

    se puder ajudar!

    Grato, Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Marcelo, a flacidez vem sim, não tem o q fazer. Claro que depende muito do quanto vc vai emagrecer, do seu tipo de pele, dos exercícios físicos, alimentação, etc. Mas eu te aconselho a guardar uma grana para corrigir isso depois de um ano.

    Bjo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Esse foi o depoimento mas estimulandte que ja pude ver, era disso que eu precisa dessas palavras elas vieram nas horas certas... Foi Deus! A dias eu vinha pedindo direcionamento a respeito da minha cirurgia e ele ouviu a minhas preces, com as suas palavras me senti segura e mais ansiosa ainda, obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse foi o depoimento mas estimulandte que ja pude ver, era disso que eu precisa dessas palavras elas vieram nas horas certas... Foi Deus! A dias eu vinha pedindo direcionamento a respeito da minha cirurgia e ele ouviu a minhas preces, com as suas palavras me senti segura e mais ansiosa ainda, obrigada!!!!

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?
Deixe seu comentário!